Homologado pelo CNE ( Port. MEC 1331, de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seção 1, p.8).

Tem por objetivo principal a formação de indivíduos capazes de atuar em docência no ensino superior e pesquisa na área de concentração formulada pelo programa. O programa busca a formação de docentes e pesquisadores com postura crítica e criativa capazes de transformar positivamente a realidade em que atuam, estimulando a formação humana e crítica de seus futuros alunos.

Corpo Docente e Colaboradores

Por ser um curso multi-institucional, possui professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Fundação de Dermatologia Sanitária Alfredo da Matta (FUAM) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Para a formação do corpo docente da nova e em proposta de acordo com o curso, linhas de Produtividade e Pesquisa, foi Elaborada a Resolução 01/2009 CCPG / MCS relacionada com o credenciamento e descredenciamento de docentes.

Estrutura Curricular:
 
Dentro da organização do Mestrado, o aluno deve cumprir, como exigência mínima, 30 (trinta) créditos, expressos em unidades de créditos, distribuídos entre a dissertação e disciplinas cursadas, dos quais 6 (seis) créditos serão obtidos com a aprovação da dissertação e 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, dos quais 12 (doze) em disciplinas obrigatórias do curso e 12 (doze) em disciplinas optativas ofertadas ou não pelo curso, sendo que desses doze créditos no máximo 4 poderão ser obtidos como créditos especiais. Além disso, o mestrando deve realizar o “Estagio de Docência na Graduação”.
 
O “Estágio de Docência na Graduação” será realizado conforme as normas vigentes no período de execução do mesmo, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFAM) e estabelecidas por resolução do Reitor da Universidade Federal do Amazonas.

Tem por objetivo principal a formação de indivíduos capazes de atuar em docência no ensino superior e pesquisa na área de concentração formulada pelo programa. O programa busca a formação de docentes e pesquisadores com postura crítica e criativa capazes de transformar positivamente a realidade em que atuam, estimulando a formação humana e crítica de seus futuros alunos.