DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Bioestatística

Ementa: Organização da Pesquisa Médica; Descrição e Apresentação dos Dados; Probabilidade e Avaliação de testes de Diagnósticos; Caracterização de Variáveis Aleatórias; Comparação de Tratamentos; Tabelas de Contingência; Regressão Logística; Introdução a Análise de Sobrevivência. 4.0 créditos

Professora: Dra. Maria Ivanilde Araújo

Ética, Metodologias e Biossegurança nas pesquisas em Ciências da Saúde

Ementa: Ciência e Tecnologia na Sociedade; Evolução Histórica da Pesquisa em Ciências da Saúde; Conhecimento: Conceito e Tipos; Conceitos de Pesquisa, Ciência e Metodologia da Pesquisa; Métodos Científicos e suas utilizações; Classificação das Pesquisas Cientificas; Etapas de Planejamento e Execução da Pesquisa. Classificação das Pesquisas Cientificas Conforme Procedimentos Técnicos; Introdução As Fases da Pesquisa (Decisória, Construtiva, Executiva e Redacional) – Fatores Facilitadores e Complicadores. Fase Construtiva – Relação entre as indagações e o Plano de Dissertação. Construindo os Elementos Pré-Textuais do Plano de Dissertação – Composição e Normas. Construindo Os Elementos Textuais Do Plano De Dissertação – Bases E Normas Para Redigir A Introdução – A Analíse Crítica Da Literatura E As Normas De Citação.Construindo Os Elementos Textuais Do Plano De Dissertação – Bases e Normas para redigir os objetivos e a Metodologia – Modelos e Estudos. Normas Nacionais para Pesquisa Clinicas. Comitê de Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Construindo os Elementos Textuais do Plano de Dissertação – Bases e Normas para redigir a Metodologia; Amostragem e Instrumentos de Coleta de Informações. Construindo os Elementos Pós-Textuais do Plano de Dissertação – Bases e Normas para redigir a Bibliografia (Conforme ABNT), Apêndices e Anexos. 3.0 créditos

Professor (a)

Formação Docente em Saúde

Ementa: A Educação Superior: desafios e possibilidades. A problematização do ensinar e aprender no campo das Ciências da Saúde. O re-pensar da formação e da práxis do(a) professor(a) universitário(a) na área da saúde, numa perspectiva inter/transdisciplinar. A transformação da docência em saúde, articulando técnica, reflexão crítica e compromisso ético-político. A organização do trabalho docente. 3.0 créditos

Professora: Dra. Lucíola Cavalcante

Bioética

Ementa: O presente curso de Bioética, como estudo sistemático das questões de ética que emergem do campo teórico e prático das Ciências da Saúde, propõe-se a: .oferecer, elaborar e discutir princípios sobre comportamento humano eticamente correto, na área das Ciências da Saúde; conhecer, refletir e debater sobre temas avançados das Ciências da Saúde tais como: o começo da vida do ser humano e seu direito a vida, a interrupção da gravidez, a reprodução assistida, a experimentação em seres humanos, o implante e transplante de órgãos, a engenharia genética, o tratamento de pacientes terminais, a eutanásia e a alocação de recursos escassos; aperfeiçoar e orientar o exercício profissional na área das Ciências da Saúdee, em especifico no campo da pesquisa, mediante o conhecimento dos códigos, leis, declarações e recomendações nacionais e internacionais referentes às suas práticas.

Professor: Edson de Oliveira Andrade

                                                                                          

DISCIPLINAS OPTATIVAS (Pertencentes ou não ao Programa)

Ações e Programas de Saúde

Ementa: Instrumentalizar o mestrando para a compreensão da saúde como prática social; Identificar as diversas realidades de saúde da população brasileira/amazonense e as diferentes visões de saúde – doenças subjacentes às políticas e programas de intervenção em saúde vigentes; Identificar as diferentes formas de inserção dos serviços de assistência à saúde nos diferentes fases do ciclo vital nas instituições de saúde e destas no Sistema Único de Saúde. Conhecer a legislação vigente relacionada à atenção às ações e programas de saúde preconizados pelo Ministério da Saúde. Abrangerá os seguintes tópicos: Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde como eixos estruturantes das Políticas Públicas de Saúde; Modelos assistenciais, panorama de vida e saúde da população brasileira/amazonense; Política Nacional de Saúde: ações e programas – Saúde da Família, Brasil Sorridente, SAMU, Farmácia Popular, Combate à Dengue, Bancos de Leite Humano, Alimentação e Nutrição, Saúde Mental – de volta para Casa, HumanizaSUS, Tabagismo e outros fatores de risco ao Câncer, Controle do Colo do Útero e de Manaus – Viva Mulher, QualiSUS. 3.0 créditos

Professor: Dr David Lopes

Bioinformática

Ementa: Conceitos básicos de lógica; Strings, gráficos e algoritmos; Pesquisas em bancos de seqüência (DNA e Proteína); Mapeamento físico de DNA, comparação de seqüências. 4.0 créditos

Citometria de Fluxo: Aplicações Clínicas e Laboratoriais

Ementa: Promover a atualização do conhecimento no método de citometria de fluxo, assim como suas aplicações no diagnóstico clínico e laboratorial: Introdução e Aplicações do método; Diagnósticos das doenças; Imunofenotipagem de linfócitos periféricos no contexto ex vivo; Imunofenotipagem de células tronco no contexto ex vivo; Identificação das subpopulações celulares e de microrganismo pelo método. 2.0 créditos

Professora: Dra Adriana Malheiro

Diagnóstico Molecular de Doenças Infecciosas e Não Infecciosas

Ementa: Bases moleculares da biologia molecular; Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnostico de agravos; Aplicação de técnicas moleculares no diagnóstico de diversas doenças infecciosas e não infecciosas; Ferramentas da bioinformática e suas aplicações no diagnóstico molecular; Biossegurança em laboratório de biologia molecular. 4.0 créditos

Professora: Maria Cristina Borborema

Ensaios Pré-Clínicos e Clínicos

Ementa: Testes e ensaios biológicos, definições; Padrões Biológicos; Animais de laboratório; Ensaios biológicos empregando modelos animais in vivo: Testes para avaliação da toxicidade: DL50; toxicidade aguda, subaguda e crônica; toxicidade dermal, reprodutiva e genética. Ensaios para avaliação de fármacos com ação central: antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos e anticonvulsivantes; Ensaios para determinação de atividade analgésica; Ensaios para determinação da atividade antiinflamatória; Ensaios biológicos empregando preparações isoladas in vitro: Atividade vasodilatadora em anéis aórticos de ratos. 3.0 créditos

Professor: Dr Emerson Silva Lima

Enzimologia

Ementa: Conceitos de enzimas, coenzimas e cofatores; Composição química das enzimas: enzimas protéicas e ribozimas; Cinética enzimática: cálculo de km, Vmax e efeito de inibidores; Mecanismos de catálises; Efeitos de ligantes, temperatura e ph na catálise. 4.0 créditos 

Epidemiologia Clínica

Ementa: Epidemiologia: Conceito e evolução histórica da Epidemiologia; Fundamentos teóricos da Epidemiologia; Estratégia da Epidemiologia: Etapas da investigação científica; Elaboração de hipóteses em estudos epidemiológicos; Métodos de mensuração em Epidemiologia: Variáveis. Validade e precisão de medidas. Incidência e Prevalência; Métodos de padronização; Estudo epidemiológico descritivo: Variação dos fenômenos biológicos; Fatores pessoais e ambientais na ocorrência de fenômenos biológicos; Distribuição dos fenômenos biológicos no tempo e espaço; Métodos de estudos clínicos e epidemiológicos: Estudos transversais, de coorte, caso-controle, Estudos ecológicos, Ensaios clínicos e de Meta-análise. 3.0 créditos

Professor (a):

Estomatologia Aplicada

Ementa: Anatomia e Infecção (Difusão das infecções bucofaciais); Alterações de desenvolvimento dos ossos maxilares/Cistos e Tumores odontogênicos; Cistos não-odontogênicos; Medicina periodontal e auto-imunidades; Dores orofaciais e distúrbios temporo-mandibulares; Seminário de avaliação; Lesões bucais cancerizáveis; Câncer de boca; Seminário de avaliação. 4.0 créditos

Professora: Dra Ângela D. Garrigo / Professor: Dr Lioney Nobre Cabral

Etnofarmacologia de Produtos Naturais

Ementa: Histórico da farmacologia; Etnofarmacologia: definição, princípios e perspectivas na região Amazônica; Biofarmacocinética; Modo de ação de drogas; Eletrofisiologia; Farmacologia de cations iônicos. 6.0 créditos

Fundamentos em Biologia Molecular

Ementa: História da Biologia Molecular – Os avanços da Biologia Molecular desde os trabalhos pioneiros de Mendel até o seqüenciamento do genoma Humano; Estrutura dos ácidos nucléicos – Os trabalhos que levaram a descoberta da estrutura do DNA e sua importância para a compreensão e o desenvolvimento das técnicas moleculares; O código genético: O Dogma central da biologia molecular; fluxo da informação gênica, das seqüências de DNA à proteína; Principais técnicas utilizadas na Biologia molecular: métodos para isolamento de ácidos nucléicos, estudo e a de detecção de ácidos nucléicos: PCR convencional e suas variações, qPCR, LCR, NASBA, bDNA, Captura Híbrida e aplicações para o diagnóstico molecular. 1.0 crédito

Professor: Dr Felipe Gomes Naveca

Imunologia Básica

Imunologia básica; Introdução ao estudo da Imunologia; Sistema imune inato; células e mediadores da resposta imunológica inata; Sistema imune adaptativo. 4.0 créditos 

Imunologia das doenças infecciosas e parasitárias

Ementa: Caracterizar a resposta imunológica e descrever os principais mecanismos efetores da resposta humoral e celular nas infecções causadas por fungos, bactérias, protozoários e vírus, abrangendo: Mecanismo de reconhecimento dos Padrões moleculares (pelas células e componentes do sistema imune inato); Processo de apresentação de antígenos aos linfócitos T (sistema adaptativo); Regulação da resposta imunológica por citocinas; Apresentação e discussão de artigos científicos relacionados a imunopatogenia das doenças infecciosas; Elaboração de proposta para a realização de estudos científicos na área de imunologia das doenças infecciosas e parasitárias. 3.0 créditos

Patologia Buco-maxilo-facial

Estudo dos aspectos anatomopatológicos e fisiopatológicos de doenças do complexo buco-maxilo-facial.

Patologia dos cistos e tumores de cabeça e pescoço. Patologia das glândulas salivares. Doenças infecciosas de interesse estomatológico. Patologia óssea do complexo maxilo-mandibular. Manifestações orais de doenças sistêmicas. Carcinogênese Oral. Discussão de Casos Clínicos e artigos. Seminários direcionados. Prova Final. 3.0créditos

Professora: Dra Tatiana Nayara Libório dos Santos / Professor: Dr Jeconias Câmara

Princípios Bioativos de plantas superiores

Ementa: Em construção. 3.0 créditos

Professora: Dra. Maria de Meneses Pereira

Produtos naturais ativos

Ementa: Descrição: Descrever a importância e o potencial da exploração racional da biodiversidade como fonte de produtos de fundamentais importâncias para o homem como medicamentos, alimentos, cosméticos, inseticidas e energia. Estratégia: Aulas expositivas, sempre buscando associar a importância dos estudos de biodiversidade na busca de princípios ativos. Apresentação exemplos de bioprodutos e da importância e limitações do emprego de bioensaios e técnicas hifenadas na descoberta e desenvolvimento de novos bioprodutos. 3.0 créditos

Saúde e Qualidade de Vida

Ementa:Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais, metodológicos e indicadores. Qualidade de vida: fatores de influência. Qualidade de vida: equilíbrio humano. Qualidade de vida e o campo científico multidisciplinar. Qualidade de vida e o processo saúde-doença. Metodologias para Programas de Qualidade de Vida. 3.0 créditos

Professor: Dr. David Lopes Neto

Taxonomia e Fisiologia das Bactérias

Filogenia e Evolução. Diversidade de bactérias. Sistemática Bacteriana: Classificação, nomenclatura e identificação. Taxonomia Polifásica. Ácidos Nucléicos e classificação. Quimiotaxonomia. Internet e informações sobre microrganismos. Coleções de Cultura de Bactérias. Técnicas microbiológicas. Produção de antibióticos, enzimas, aminoácidos e outros metabólitos secundários de importância biotecnológica. Reprodução bacteriana.Curva de crescimento de microrganismos. 4.0 créditos

Tópicos I: Biodiversidade e Suas Aplicações

Ementa: Seminários com temas ministrados por docentes, pesquisadores e profissionais especialistas em cada tema abordado, visando o aprendizado e a formulação de idéias de pesquisa para o uso da biodiversidade amazônica em prol dos agravos que afetam a saúde do homem amazônico, assim como, as metodologias de estudo do tema. Antecipadamente os conferencistas fornecerão material didático sobre o tema. Após exposição, alunos escolhidos aleatoriamente deverão expor as dificuldades sobre o tema, avaliar e resumir as atividades de pesquisa que se fazem necessárias sobre os mesmos. 3.0 créditos

Professor:

Tópicos II: Epidemiologia e Diagnóstico de Doenças Prevalentes na Amazônia

Ementa: Seminários com temas ministrados por docentes, pesquisadores e profissionais especialistas em cada tema abordado, visando o aprendizado e a formulação de idéias de pesquisa nos diferentes problemas que afetam a saúde do homem amazônico. Antecipadamente os conferencistas fornecerão material didático sobre o tema. Após exposição, alunos escolhidos aleatoriamente deverão expor as dificuldades sobre o tema, avaliar e resumir as atividades de pesquisa que se fazem necessárias sobre os mesmos.  3.0 créditos

Professor:

Validação de análises químicas

Ementa: Introdução à validação em análise química; Conceitos em validação: precisão, exatidão, especificidade/seletividade, linearidade, limites de detecção e quantificação, cálculos, robustez, amostragem, padronização, calibração; Importância da medida analítica; Decisão do grau da validação requerido; Desenvolvimento de métodos; Requisitos analíticos; Ferramentas de validação. 4.0 créditos